O principal dilema de uma costureira que já possui uma máquina de costura é sempre – Minha máquina de costura é suficiente? Preciso comprar uma melhor? Meus projetos de costura não seriam melhores com uma máquina de costura melhor? Então, qual devo comprar? Outra máquina de costura doméstica ou procurar uma máquina de costura industrial?
Como você decide sobre essas questões?
Aqui estão os critérios que lhe dirão se você realmente precisa comprar uma máquina de costura industrial ou não.
Necessidade
Em primeiro lugar, pense sobre essas questões e veja se você pertence a alguma dessas categorias de pessoas? Se você está procurando uma máquina de costura industrial, você precisa ser :
- Um proprietário de uma loja de varejo com uma pequena seção de conserto;
- Um proprietário de lojas de alfaiataria ou conserto ou customização;
- Um proprietário de uma unidade de costura, que deseja expandir o número de máquinas de costura existentes;
- Uma costureira doméstica que deseja se aventurar no ramo de costura profissional;
- Um designer que espera resultados profissionais em cada peça confeccionada;
- Uma costureira doméstica que quer fazer facção para lojas e confecções
Espaço
Uma máquina de costura industrial parece grande, e é. A própria máquina de costura é maior do que uma máquina doméstica. Depois, há a mesa. Você precisa de uma mesa com a máquina de costura industrial, ao contrário de uma máquina de costura doméstica de mesa que você pode carregar em qualquer lugar e usar em qualquer lugar (contanto que você tenha uma tomada elétrica e a superfície seja um pouco plana) e depois armazene dentro de um armário.
Os motores são acoplados fora do corpo da máquina industrial e ali está a grande mesa com um grande pedal. Em uma máquina de costura doméstica, os motores são fixados por dentro e ela é compacta e você pode carregá-la para qualquer lugar.
Se você tem uma restrição de espaço, simplesmente não pode comprar uma máquina de costura industrial. A mesa de quase 1,27 cm não caberia na maioria dos quartos dos apartamentos.
Investimento
As máquinas de costura industriais são mais caras. Em média mais do que o dobro do custo das máquinas de costura domésticas simples. Estou falando sobre o modelos básicos. Se você quer máquinas especiais, o custo é ainda maior. Incluindo motor e máquina e a mesa.
Mas algumas domésticas também não são baratas. Existem muitas máquinas de costura caseiras com muitos recursos que acabam encarecendo a máquina. Uma costureira doméstica talvez nem precise de tantos recursos. É preciso sempre pensar no investimento e na sua real necessidade antes de escolher a sua máquina.
Você precisa ver o valor do que compra. É um equilíbrio entre o que você pode pagar e o recurso de que precisa.
A maioria das máquinas de costura industriais de ponta vem com recursos como cortador de linha automático, controle de velocidade fácil, melhor motor, boa garantia, etc.
Tempo
Se você costurar uma hora por semana ou algo assim, não precisará de uma máquina de costura industrial. Elas são feitas para costurar continuamente por muitas horas e fabricar muitas de peças de roupa Você costura o suficiente?
Trabalho
As máquinas de costura industriais são cavalos de trabalho – elas costuram camadas de roupas como um trator passa por cima de tudo o que passa. Possuem motores muito mais potentes do que a máquina de costura doméstica. Trabalhar com alguns tecidos em uma máquina de costura doméstica pode ser muito frustrante às vezes.
Se você deseja costurar muitas camadas de tecido ao mesmo tempo sem quebrar várias agulhas e gemer de frustração muitas vezes, esta é uma opção que você deve considerar. (é claro que existem algumas máquinas de costura industriais destinadas a costurar apenas tecidos finos, você terá que verificar isso). A maioria costura tecidos leves e pesados e muitas camadas.
A vantagem da máquina de costura industrial é que o pedal é fácil e muito poderoso. Isso pode ser uma desvantagem para alguns também – você vai precisar de um pouco de treinamento para se adaptar. A alavanca de levantamento do calcador na máquina industrial está embaixo da mesa e você usará sua perna para usá-la. Isso é conveniente quando todas as suas mãos estão envolvidas na condução do tecido. Ele deixa suas mãos livres para funções de costura mais importantes.
A manutenção também é bastante fácil – com a maioria das máquinas sendo autolubrificantes.
Máquinas multitarefas
As máquinas industriais não são multitarefas. Eles costuram ponto reto, ou fazem casas de botão ou costuram. Se você quer uma máquina de costura com 100 pontos, compre uma máquina de costura doméstica.
Você não pode usar a máquina de costura industrial para nada além do que foi projetada. Existem máquinas de costura industriais que só vão costurar couro. Se você comprar e costurar tecidos de costura com ela, toda a tensão e o tempo e tudo serão interrompidos e a máquina deixará de fazer qualquer coisa.
Durabilidade
As máquinas de costura industriais, possuem uma estrutura de metal, são estáveis, fortes e duradouras. Por outro lado, as Máquinas domésticas são mais frágeis, feitas de plástico podem desenvolver rachadoras com alguns anos de uso.
Fácil de usar
A maioria dos costureiros domésticos fica intimidada com as máquinas industriais. Mas isso é trepidação desnecessária. Hoje, as máquinas industriais são tão fáceis de operar quanto uma máquina doméstica. Ambas as máquinas de costura operam com pedal. Com os dois tipos, você pode ajustar a velocidade da máquina conforme sua necessidade. Alguns até têm sensores para pés de pressão – basta trazer o tecido para os pés de pressão – ele sentirá e se levantará. Um pouco de prática e paciência e a costura com essas máquinas torna-se fácil.
Qualidade de trabalho
A qualidade dos pontos consistentemente perfeitos das máquinas de costura industriais é a vantagem mais importante. Seus pontos nítidos são impossíveis de replicar com uma máquina de costura doméstica.
O que eu compraria, se pudesse? Uma mistura de máquina de costura industrial e máquina de costura doméstica. Esta é a melhor opção para qualquer costureiro apaixonado se tudo estiver em ordem – espaço, dinheiro, tempo e esforço. O que você faria?